Menu

Altere sua foto de capa
Ju Cassou
Altere sua foto de capa
JU CASSOU "ARUÃ " é terapeuta corporal, cantora/pianista/compositora/educadora e produtora musical,
intérprete de grande importância no cenário da MPB que honra sua ancestralidade Guarani Nhandewa de sua avó paterna – PR. Desenvolveu sua carreira artística no Rio de Janeiro a convite de Marcos Leite na “Orquestra de Vozes Garganta Profunda”, e alçou vôo pelo mundo com a originalidade de sua interpretação para a música brasileira e seu piano criativo.

Aruã faz parte do grupo de guardiões da Semente Sagrada “Awaxy” orientado pelo pajé Awaju Poty com quem estuda e desenvolve projetos musicais ligados à tradição guarani do Nhandereko. Ela põe sua arte a serviço da visibilidade da cultura indígena: traz a tradição à Nova Sonoridade para os dias de hoje numa estética palatável a ser absorvida e descoberta pelo grande público.
Quatro álbuns independentes na carreira e inúmeras participações/colaborações com artistas, bandas, cinema e trilhas teatrais, temporadas na Europa e participação em Festivais. Teve Jorge Benjor como padrinho no projeto Novo Canto e em seu álbum de estréia “Muito Prazer”.
Ela é a voz da “Bela” no desenho da Disney “A Bela e a Fera” com uma legião de fãs eternos por sua impecável performance.
Durante a pandemia produziu dois álbuns: “Koratã” com composições próprias, canções inéditas e canções guarani, e “Mborai” – cantos sagrados Guarani em versões Pop, projeto que inclui um livro de partituras trilíngue.
Artista engajada - Ju Cassou surpreende com sua pluralidade “Vanguarda” numa Festa de Brasilidade Moderna!

"Ju Cuíca" como prefere chamá-la Hermeto Pascoal - não é simplesmente uma cantora, ela trabalha sua voz tal qual um instrumento, aplicando toda sua extensão/expressão vocal e experiências diversas também no teatro e dança, em repertórios de jazz e MPB.”
João Bosco comenta sobre as impressões da cantora:
“Eu sinto que a Ju Cassou é uma cantora que vai se firmar na música brasileira como uma intérprete de grande potencial e estará aí com certeza servindo assim aos compositores que estarão surgindo dentro do seu tempo com a sua interpretação. Faço votos que ela tenha êxito, muito sucesso, que com certeza ela merece!”

Lançou em nov/2022 com o coletivo “Mulherio das Letras Indígenas” o “Álbum Biográfico Guerreiras da Ancestralidade” com mais de 60 escritoras e 21 menções honrosas à mulheres indígenas desbravadoras nas lutas de resistência e descolonização desta terra Pindorama chamada Brasil.
Participou como convidada da “Expo Brasil Povos Originários” na Casa Odisséia, SP , em fev/2023 , com um quadro de seu acervo pessoal.
Este status de conta de usuário é Aprovado
Sim Não