Menu

Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Cotia

À primeira vista, Cotia encanta o visitante pelo clima bucólico, o verde exuberante de suas matas, animais silvestres e a preservação de monumentos, como a Igreja Matriz. Mas o município conta também com lugares históricos, entre os quais o Sítio do Mandú e o Sítio do Padre Inácio.
Os locais são aberto ao público, porém é necessário agendamento prévio junto à Secretaria de Cultura e Lazer.
 
Agendamentos e informações:
Telefone: (11) 94130-2797 
email: cultura@cotia.sp.gov.br | cotiacultura@gmail.com

Sítio do Mandu

Endereço: Estr. do Sítio Mandú - Parque Monjolo, Cotia - SP
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 19h
Telefone: (11) 4148-8929 / 94130-2797
E-mail: cultura@cotia.sp.gov.br / cotiacultura@gmail.com

O enorme casarão construído século XVII chama a atenção pela arquitetura da época bandeirista. As construções, exuberantes para o período, visavam demarcar a ocupação do território, a produção rural e a segurança das vias de acesso à cidade.
O sítio provavelmente serviu como descanso para os viajantes, em sua maioria bandeirantes, que usavam o local como parada para descanso. Eles passavam pela região acessando antigas trilhas indígenas em direção ao interior e sul do país em busca do ouro, prata e diamantes.

Sítio do Padre Inácio

Endereço: Estr. Padre Inácio - Morro Grande, Cotia - SP
Horário de funcionamento: Segunda-feira a domingo, das 8h às 17h
Telefone: (11) 4148-8929 / 94130-2797
E-mail: cultura@cotia.sp.gov.br / cotiacultura@gmail.com

Em meio a uma vasta e protegida área verde, próximo à reserva do Morro Grande, uma enorme casa branca chama a atenção à beira da estrada. O casarão, situado em uma área conhecida como sítio do Padre Inácio, é mais uma das construções bandeiristas históricas da cidade.
Erguida em taipa de pilão, técnica muito usada no período colonial, a casa é mais um local cheio de história. O local servia como apoio para os bandeirantes que estavam em expedição para o interior em busca de pedras, metais preciosos e novas terras, além de escravos indígenas.