PROGRAMA FUNARTE DE APOIO DE AÇÕES CONTINUADAS 2023

Editais de fomento a projetos relacionados a circo, dança, teatro, artes visuais, música e artes integradas estão com inscrições abertas até setembro

A Funarte (Fundação Nacional de Artes), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), abriu as inscrições para os editais do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023. As inscrições são gratuitas e passará por três processos de seleção que tem como objetivo incentivar a rede produtiva que promove o acesso do público às artes.

Através dos editais, a Funarte vai contemplar propostas de ações continuadas, nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro e artes integradas (ações que associam mais de uma linguagem). O investimento é de R$ 30 milhões, sendo R$ 10 milhões destinados as três linhas de apoio:

• Linha de apoio a Grupos e Coletivos Artísticos, que contempla, entre outras ações: manutenção e aquisição de instrumentos; projetos pedagógicos e atividades de formação e mediação; pesquisa, memória, mapeamento e organização; comunicação e divulgação; despesas com funcionamento de espaço-sede; residência e intercâmbio; formação e qualificação.
  • Linha de Apoio a Eventos Artísticos Calendarizados, que contempla, entre outras ações: formação de público e reflexão crítica; intercâmbio entre criadores, gestores e programadores; ações de sustentabilidade; mapeamentos e diagnósticos; articulação de redes; formação e qualificação.
  • Linha de Apoio a Espaços Artísticos, que contempla, entre outras ações: manutenção e aquisição de equipamentos; projetos pedagógicos, visitas guiadas e atividades de formação e mediação de público; pesquisa, memória, reflexão, mapeamento ou organização; comunicação e divulgação; pagamento de despesas do espaço; implementação de protocolos sanitários de saúde e de promoção de acessibilidade e inclusão; formação e qualificação.

Neste edital, os projetos serão contemplados em três módulos financeiros: R$ 100 mil, R$ 300 mil e R$ 500 mil. Além de programações artísticas, as propostas poderão incluir atividades de formação e qualificação, entre outras.

Inscrições

As inscrições para os editais do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 serão realizadas por formulários online até o dia 13 de setembro de 2023.

Para mais informações acesse o site da Funarte clicando aqui.