quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Menu

DIA 30/11 TERMINA O PRAZO DE INSCRIÇÃO NOS EDITAIS QUE VÃO LIBERAR R$ 1,9 MILHÃO PARA O SETOR CULTURAL

Às 23h59 do dia 30 de novembro de 2023 termina o prazo de inscrições nos dois editais de fomento cultural lançados pela Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia que vão destinar de R$ 1.945.966,60 para o setor cultural do município por meio da Lei Federal Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022). Os editais podem ser consultados em https://cotia.sp.gov.br/lei-paulo-gustavo/. A Lei Paulo Gustavo visa dar apoio financeiro às ações emergenciais do setor cultural em todo o país.

Serão premiados 63 projetos de audiovisual e 80 projetos das demais linguagens culturais e artísticas por meio do Edital ‘Mãe Alcina’ e Edital ‘Benedito Soares’. Para fazer a inscrição será preciso preencher o formulário disponível em cada um dos editais e enviar os documentos solicitados.

Os Editais foram elaborados de acordo com os protocolos apresentados pelo Ministério da Cultura para alcançar o maior número de profissionais, artistas, fazedores de cultura e arte (visual e demais linguagens culturais e artísticas). A secretaria também considerou contribuições da sociedade colhidas em diversas auscutas realizadas com o setor cultural e em consulta pública on-line.

Serão aceitas inscrições de projetos de qualquer agente cultural residente ou sediado em Cotia há pelo menos um ano e que comprove sua atuação continuada por meio de portfólio. É desejável que esteja cadastrado no Mapa Cultural de Cotia (https://cultura.cotia.sp.gov.br/mapa-cultura/ – a inscrição pode ser feita a qualquer momento).

Os projetos receberão pontuação em diversos critérios (de 0 a 20 pontos), entre eles: qualidade e relevância artística e cultural do projeto; qualificação dos artistas e da equipe técnica; capacidade de realização, entre outros. As notas serão atribuídas por uma Comissão de Análise de Projetos e Pareceristas composta por especialistas na área cultural.

Homenagem a ícones da cultura de Cotia

Os editais lançados por Cotia levam os nomes de dois ícones da cultura cotiana. Para os projetos de audiovisual, a Secretaria de Cultura e Lazer lançou o Edital ‘Mãe Alcina’ em homenagem à fundadora do Instituto Gira-Sol – instituição que há mais de 30 anos desenvolve atividades artísticas e culturais no município. A trajetória de ‘Mãe Aldina’ marcou a luta pela preservação e fomento da cultura Afro-brasileira em Cotia e em todo o Estado de São Paulo.

Já os projetos de outras linguagens culturais e artísticas serão contemplados pelo Edital ‘Seu Benedito Soares’ em homenagem à relevância e à luta da preservação da Cultura Popular, especialmente para a cultura das Folias de Reis, desbravada por Bastião da Folia, como era conhecido. Bastião da Folia foi entusiasta das Festas de Reis e a sua casa se transformou em um Ponto de Cultura dos Encontros das Folias.

Serviço

Inscrições até 30 de novembro de 2023

Edital ‘Mãe Alcina’ de Fomento a Projetos Culturais Nº 1/2023

Setor do Audiovisual

Edital ‘Seu Benedito Soares’ de Fomento a Projetos Culturais Nº 2/2023

Áreas Artísticas e Culturais, Economia Criativa e Trabalhadores da Cultura

Consulta aos editais em: https://cotia.sp.gov.br/lei-paulo-gustavo/