quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Menu

TERMOS DE EXECUÇÃO CULTURAL DA LEI PAULO GUSTAVO DE COTIA FORAM ASSINADOS NOS ÚLTIMOS DIAS 19, 20 E 21 DE DEZEMBRO

O município de Cotia, por meio dos editais Mãe Alcina nº 01/2023 – Audiovisual e Benedito Soares nº 02/2023 – Demais Áreas Culturais, deu início aos atendimentos para que os agentes culturais pudessem assinar os Termos de Execução Cultural da Lei Paulo Gustavo entre os dias 19 e 21 de dezembro de 2023. O objetivo era conceder apoio financeiro desta lei aos beneficiários que apresentaram e tiveram seus projetos habilitados nas categorias de Demais Áreas da Cultura e Audiovisual.

Com a assinatura dos termos, os proponentes beneficiados comprometeram-se a executar seus projetos culturais e a fomentar a cultura do município.

O processo, com duração de três dias, não se restringiu à formalização do termo de execução. Durante esse período, foram verificados documentos pendentes pelos proponentes, garantindo a transparência e conformidade dos projetos homologados.

É importante destacar que os editais lançados pela Secretaria cumpriram integralmente a cota de 30% estabelecida, incluindo 34 cotas raciais e uma indígena. No Edital Mãe Alcina, por exemplo, foram contempladas 9 cotas raciais, enquanto no Edital Benedito Soares, 11 cotas raciais e uma indígena foram concedidas. Essa iniciativa busca fortalecer a representatividade das comunidades raciais e indígenas no vasto cenário cultural de Cotia.

Os dois editais foram um sucesso, com a capoeira se destacando nas inscrições e vários projetos sendo contemplados. Além disso, as mulheres demonstraram uma participação expressiva, sendo responsáveis por cerca de 50% dos projetos contemplados em ambos os editais.

Os artistas selecionados nos editais ‘Mãe Alcina’ e ‘Benedito Soares’ abrangem diversas áreas culturais, enriquecendo a diversidade artística do município. Música, literatura, capoeira, circo, teatro, rádio, shows, artes plásticas, cultura popular, artes visuais, economia criativa, HQ, patrimônio cultural, contação de histórias, pintura em tecido, dança, multilinguagens, salas de cinema, cinemas itinerantes, festivais de cinema, curtas metragens, médias metragens e longas metragens são apenas algumas das categorias contempladas.