Menu

BIBLIOTECA NACIONAL ABRE INSCRIÇÕES PARA PRÊMIO LITERÁRIO DE NARRATIVAS INDÍGENAS

As inscrições para o “Prêmio Literário da Biblioteca Nacional” foram abertas nesta segunda-feira (12) e trazem como novidade o Prêmio Akuli, uma categoria criada exclusivamente para preservar os cantos ancestrais e as narrativas orais dos povos indígenas, ribeirinhos e de outras matrizes culturais do Brasil.

A ideia é se inspirar em nossa cultura e criar obras literárias que honrem as tradições e preservem a memória coletiva desses povos, incentivando a produção literária contemporânea, promovendo a diversidade cultural e estimulando o diálogo intercultural.

Akuli foi um célebre narrador de histórias ancestrais, pertencente à cultura Arekuná, que transmitiu ao etnólogo alemão Theodor Koch-Grünber a literatura oral que serviu de base para Mário de Andrade escrever o clássico da literatura modernista brasileira Macunaíma.

A riqueza dessas culturas e o legado deixado por seus antepassados podem ser explorados em diversos gêneros literários, como poesia, prosa, contos, romances e literatura infantil.

O PRÊMIO

O Prêmio Literário Biblioteca Nacional é uma prestigiosa premiação que ocorre anualmente desde 1994. Seu objetivo é reconhecer e valorizar a qualidade intelectual e estética da produção editorial brasileira, contemplando autores, tradutores e projetistas gráficos do país.

A premiação tem dez categorias:

• Poesia (Prêmio Alphonsus de Guimaraens),
• Romance (Prêmio Machado de Assis),
• Conto (Prêmio Clarice Lispector),
• Tradução (Prêmio Paulo Rónai),
• Ensaio Social (Prêmio Sérgio Buarque de Holanda),
• Ensaio Literário (Prêmio Mario de Andrade),
• Projeto Gráfico (Prêmio Aloísio Magalhães),
• Literatura Infantil (Prêmio Sylvia Orthof),
• Literatura Juvenil (Prêmio Glória Pondé),
• Histórias de Tradição Oral (Prêmio Akuli).

O vencedor de cada uma recebe R$ 30 mil.

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas, vão até o dia 28 de julho, e podem ser feitas pela internet. O prêmio tem dez categorias e podem concorrer pessoas físicas com nacionalidade brasileira, com obras em 1ª edição, redigidas em língua portuguesa e publicadas por editoras nacionais entre 1° de maio de 2022 e 30 de abril de 2023.

O concurso também é aberto para autores independentes, desde que a obra esteja em Depósito Legal, ou seja, que tenha enviado um exemplar de sua publicação para à Biblioteca Nacional, por qualquer meio ou processo, tendo como objetivo assegurar a coleta, a guarda e a difusão da produção intelectual brasileira. Também é exigido que a obra traga impresso o número do ISBN (International Standard Book Number), o sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição.

O edital completo está disponível no site da Biblioteca Nacional.