No primeiro sábado do mês de junho, no dia 3, a Associação Filantrópica “Criança Feliz” (AFCF), uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sediada no distrito de Caucaia do Alto, em Cotia, realizou a sua aguardada Festa Junina. Esse evento marcou a primeira celebração pós-pandemia e ofereceu apresentações e atividades para toda a família. O resultado foi um verdadeiro sucesso, atraindo pessoas de todas as idades.
O arraial teve início com saudações calorosas ao público, seguido por um encantador cortejo protagonizado por crianças e adolescentes que percorreram o pátio do evento, apresentando elementos tradicionais das festividades juninas. Diversas atividades foram proporcionadas, como a “tirar versos”, pular fogueira, atravessar o rio e passar pela boneca caipira gigante. Essas atividades permitiram que as crianças e jovens exercitassem sua criatividade e conhecessem um pouco mais das riquezas das tradições brasileiras, como nas danças do Pau de Fitas e a Quadrilha.
O Guaçatom, grupo musical formado por jovens da AFCF, apresentou um “Pout pourri de Luiz Gonzaga” e acompanhou várias danças dos grupos do Centro Juvenil, como a catira e o coco. Houve também a participação especial da violeira e cantora Priscila Ribeiro, que conduziu a Catira do Passarinho com alunos do C.J da AFCF, além do cantor e compositor Paulo Padilha, parceiro do projeto musical Guaçatom, que animou o público com ritmos de forró e baião. As apresentações foram finalizadas com um extenso cortejo de lanternas feitas pelas próprias crianças ao som da inspiradora “Dança dos Meninos” de Milton Nascimento.
Além das apresentações artísticas, o arraial contou com barracas de comidas típicas, brincadeiras, sorteio e bingo. Um grupo de voluntários e comunidade se uniram à Associação Filantrópica “Criança Feliz” para esta feliz programação.