SÁBADO (16/03) TEM BERIMBALADA E GRAVAÇÃO DE VIDEOCLIPE EM HOMENAGEM AO MESTRE JAGUARA

No sábado, dia 16 de março, a partir das 16h, na Praça Joaquim Nunes, ocorrerá uma roda de capoeira com a gravação de um videoclipe em homenagem ao Mestre Jaguara da capoeira Kwanza. O projeto intitulado “Meu Mestre Me Ensinou” é uma das iniciativas contempladas pelo Edital de Premiação Mãe Alcina – 01/2023, Inciso I, Produção de Videoclipe, videobook, videoarte, videodança e ensaio fotográfico, lançado pela Secretaria de Cultura e Lazer, com recursos federais da Lei Paulo Gustavo.

“Meu Mestre Me Ensinou” é uma berimbalada, com cortejo saindo da academia de capoeira Kwanza (Jardim Leonor), seguindo para a Praça Joaquim Nunes. O objetivo do projeto é preservar a cultura local, educar sobre a valorização dos mais velhos, inspirar as novas gerações, promover o turismo cultural e fortalecer a comunidade local. A população poderá acompanhar de perto a roda de capoeira. Haverá uma intérprete de LIBRAS e um profissional técnico de enfermagem com especialização em APH, RCP e DEA.

O idealizador do projeto é Ridael Gomes de Souza, Monitor Curimba e capoeirista desde 2014. Atualmente ministra aulas de atabaque para o samba de roda e maculelê.

O que é uma berimbalada?

Uma berimbalada consiste em membros da capoeira tocando seus berimbaus, pandeiros e timbais, e conduzindo grupos de pessoas para dançar e seguir o grupo pelas ruas e bairros.