No próximo domingo, dia 3 de março, o Parque Cemucan será palco de uma apresentação seguida de aula de maculelê, uma expressão artística tradicional da cultura afro-brasileira. A atividade será registrada e disponibilizada posteriormente no Youtube, convidando a todos para vivenciarem e aprenderem sobre essa manifestação cultural.
O evento tem como objetivo promover a inclusão cultural na cidade de Cotia, ressaltando e celebrando a rica herança afro-brasileira presente na região por meio do Maculelê. Além disso, busca proporcionar uma experiência educativa sobre a história e as tradições dessa arte, destacando sua importância na identidade brasileira.
Integrando arte e educação, o projeto “Introdução à Prática do Maculelê”, idealizado por Izanete de Souza, a iniciativa contemplada pelo Edital de Premiação Benedito Soares – 02/2023, módulo V, lançado pela Secretaria de Cultura e Lazer, com recursos federais da Lei Paulo Gustavo, oferecerá aos participantes a oportunidade de assistir a uma performance da dança do maculelê e, em seguida, aprender os passos básicos dessa manifestação cultural.
Izanete de Souza iniciou na capoeira em janeiro dos anos 2000, e desde então vem participando de diversos cursos e vivencias que possibilitam experiências de aperfeiçoamento e crescimento na cultura popular brasileira.
O Parque Cemucan conta com acessibilidade em banheiros, entrada e áreas de circulação, além de estacionamento preferencial e rampas de acesso. Durante a atividade, haverá também profissionais de libras e técnico de enfermagem disponíveis para garantir o conforto e segurança de todos os participantes.
A classificação é livre e a participação é gratuita, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado para toda a comunidade.
Detalhes:
Data: Domingo, 3 de março
Horário: a partir das 14h
Local: Parque Cemucam