O projeto “Mostra de Cinema Negro de Cotia” é a proposta da Congada de São Benedito para o Edital de Premiação Mãe Alcina – 01/2023, Inciso III, Apoio à realização de Festivais e Mostras de produções audiovisuais, lançado pela Secretaria de Cultura e Lazer, com recursos federais da Lei Paulo Gustavo. Essa iniciativa visa levar filmes que narram as histórias de pessoas negras e periféricas para a população, com exibição na sede da congada, localizada na Vila São Joaquim.
A primeira exibição da Mostra de Cinema Negro de Cotia será do filme “Sem Asas”, e está agendada para o dia 16 de março, às 16h, na Sede da Congada de São Benedito de Cotia, situada na Rua Padre José Ferreira de Seixas, 168, Vila São Joaquim – Cotia.
As sessões de cinema serão gratuitas e ocorrerão mensalmente, apresentando filmes representativos e de difusão cultural. Esse projeto desempenha um papel fundamental na valorização da cultura afro-brasileira e africana na cidade de Cotia e em toda a região.
Sobre a Congada:
A Congada de São Benedito de Cotia é uma expressão cultural, folclórica e religiosa afro-brasileira composta por um grupo de 38 pessoas, que em sua maioria são familiares e amigos.
As danças coreografadas na Congada são conhecidas como danças de bastão e têm suas origens em Moçambique. Elas simbolizam a luta e a determinação em prol da representatividade cultural negra. Os cânticos entoados durante as apresentações são hinos em honra ao santo padroeiro de festas católicas populares nas quais a congada participa.