No próximo dia 23 de fevereiro, sexta-feira, a Escola Municipal Francisco Camilo será palco de uma experiência circense única e gratuita com o projeto “Reprise – Circulação Cotia”. Selecionado no edital Benedito Soares 02/2023 – Demais áreas da cultura, módulo VI, o espetáculo, idealizado pelo grupo La Mínima, promete encantar espectadores de todas as idades.
Em duas apresentações, uma às 10h da manhã e outra às 13h15, os espectadores terão a oportunidade de mergulhar na divertida história de dois palhaços que se veem em uma situação peculiar: foram contratados para o mesmo local, no mesmo horário, pela mesma pessoa. O embate inicial dá lugar a uma parceria improvável, revelando que, juntos, seus talentos se multiplicam e a criatividade se renova.
O grupo La Mínima, fundado em 1997 pela dupla de palhaços Domingos Montagner e Fernando Sampaio, é reconhecido por suas performances cativantes e habilidade em envolver o público. Com uma trajetória marcada por espetáculos e reprises aclamadas, os artistas têm levado a magia do circo por toda a cidade de São Paulo, conquistando corações e sorrisos ao longo do caminho.
Confira o teaser do espetáculo Reprise:
Sobre os artistas:
Fernando Paz | Elenco
Ator profissional desde 1998, integrou diversos grupos estáveis de São Paulo, como o Grupo TAPA, Folias D’Arte, Cia. do Latão, Fraternal Cia. de Artes e Malasartes. Atuou também em espetáculos da Cia. As Graças e do Circo Mínimo. Atualmente, trabalha com o Circo Zanni e a Cia. La Mínima. Nesta, há 08 anos integra o elenco fixo da companhia atuando nos espetáculos: Mistero Buffo, A Noite dos Palhaços Mudos, Rádio Variété, Luna Parke, Reprise, Classificados, Pagliacci e Ordinários. Em 2014, recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem na categoria “Melhor Ator Coadjuvante”, por seu trabalho em Classificados, da Cia LaMínima.
Fernando Sampaio | Elenco
Palhaço desde 1990, formado pelo Circo Escola Picadeiro. Dentre seus trabalhos destaca-se o espetáculo A Noite dos Palhaços Mudos (2008), o qual recebeu 04 indicações ao Prêmio SHELL; 06 indicações Prêmio FEMSA – 2008 e 02 prêmios da Cooperativa Paulista de Teatro. Em 2018 vence o Prêmio Aplauso Brasil, na categoria “Melhor Ator” por sua atuação em Pagliacci, da cia. LaMínima. Ao lado de Domingos Montagner, desenvolveu a oficina de Palhaçaria e Comicidade Física que é realizada em diversas cidades de São Paulo e Brasil. Fernando Sampaio é também um dos fundadores do Circo Zanni.
Filipe Bregantim | Elenco
Palhaço, ator, músico e circense, formado no Centro de Formação em Artes Circenses (CEFAC), em 2007. Entre seus mestres na Palhaçaria estão, Domingos Montagner e Fernando Sampaio, Alexandre Roit, Fernando Neves, César Gouvea e Paola Musatti. Atua nas companhias Pia Fraus, LaMínima e Doutores da Alegria, além de participações nas companhias Cia. do Quintal, La Mala, Circo Zanni. Com o Grupo Dois Pierre, foi indicado como Melhor Cenógrafo no Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem de 2012 e premiado Melhor Ator no II Festival Nacional de Teatro Carpe Diem em 2016. Na companhia LaMínima desde 2010, atua nos espetáculos À La Carte, Luna Parke, A Noite dos Palhaços Mudos, Rádio Variété, Reprise, Classificados, Pagliacci e Ordinários.
Luciana Lima | Direção de Produção
Produtora executiva desde 2000, formada em Publicidade e Propaganda pelo Universidade Potiguar (UnP) – Natal/RN. Iniciou suas atividades profissionais no Grupo Clowns de Shakespeare, grupo de teatro de Natal/RN, que formou juntamente com outros 6 integrantes. Em 2001 assumiu a produção executiva do grupo LaMínima, desenvolvendo e administrando todos os espetáculos e projetos do grupo, entre eles as peças A Noite dos Palhaços Mudos (2008), PRÊMIO SHELL DE TEATRO SP – premiado por MELHOR ATOR para Domingos Montagner e Fernando Sampaio, Prêmio de Melhor Espetáculo de Sala Convencional e Melhor Elenco através do Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2008; Mistero Buffo (2012), De Dario Fo.
Marcelo Pellegrini | Direção Musical
Compositor, arranjador e produtor musical. Desde 1993 compõe e produz trilhas para TV, dança, teatro e cinema. Entre as mais de 90 trilhas originais para teatro nesse período, destacam-se as longas parcerias com os seguintes diretores e grupos: José Celso Martinez Corrêa/Teatro Oficina Uzyna Uzona (Os Sertões, Cacilda!, Bacantes, Ella, Pra Dar um Fim no Juízo de Deus); LaMínima (Ordinários, Pagliacci, Mistero Buffo, O Médico e os Monstros, A Noite dos Palhaços Mudos, Piratas do Tietê, Rádio Variété, Reprise); Leonardo Moreira (O Jardim, O Silêncio depois da Chuva, Menor que o Mundo, 2 Ficções, Wiosna); Renata Melo (Simpatia, Turistas e Refugiados, Passatempo, Slices, Pessoas ao Sol). Recebeu três vezes o Prêmio Shell de Teatro – Melhor Música: em 1999, por À Margem da Vida; em 2003, por Os Sertões – A Terra, e em 2018 por Pagliacci, num total de dez indicações que recebeu ao prêmio.
Priscila Cha | Produtora executiva
Produtora Executiva e Gerente de Projetos especialista em produção cultural e produção de eventos desde 2013, atua em diversos projetos como Mostras, Exposições, Espetáculos, Audiovisual, Instalações, Encontros, Eventos, Conferências, Festivais, Palestras e projetos de comunicação voltados para grandes marcas. Formada em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo/SP, também atua desde março de 2015 como Produtora Executiva do Grupo LaMínima Circo e Teatro desenvolvendo e produzindo todos os espetáculos e projetos do grupo, tendo como principais destaques os projetos “LaMínima 20 Anos” que consistiu na criação e temporada do espetáculo PAGLIACCI, uma Mostra de espetáculos de repertório e a gravação de um documentário “PAGLIACCI – O FILME em 2017 e o espetáculo “Ordinários” em 2019.
Chai Rodrigues | Produção e Administração
Especialista em Gestão Cultural pelo Senac (2015) e Comunicação Televisiva pelas faculdades Faesa/ES e Metodista/SP (2010); Bacharel em Comunicação Social – Rádio e Televisão pela FAESA (2007). É produtora do grupo LaMínima Circo e Teatro desde 2015; Parecerista do Ministério da Cultura para análise de projetos via Lei Rouanet; Foi artista e produtora dos grupos teatro, performance e intervenção urbana Desvio Coletivo (2012 – 2016) e Coletivo PI (2014 –2016). Neste, dirigiu o documentário Entre Saltos, vencedor do Prêmio Funarte mulheres nas artes visuais (2014); Foi coordenadora de produção do Festival Nacional de Vídeos Universitários REC – Rumo à