Menu

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PRÊMIO PONTOS DE MEMÓRIA 2023 – EDIÇÃO HELENA QUADROS

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Pontos de Memória 2023 – Edição Helena Quadros.

O edital tem como finalidade reconhecer, premiar e valorizar as histórias, as memórias, os patrimônios e a diversidade de povos, grupos e movimentos socioculturais da cultura brasileira.

A iniciativa vai distribuir R$ 1,6 milhões, em 40 prêmios de R$ 40 mil cada. Os prêmios serão divididos em duas categorias: vinte na categoria Entidade Cultural e outros vinte na categoria Coletivo Cultural, que já contribuem para a promoção, identificação e pesquisa do patrimônio material e imaterial de grupos, povos e comunidades representativos da diversidade cultural brasileira. As inscrições ficarão abertas até 7 de agosto de 2023.

Para a ministra da cultura, Margareth Menezes, o prêmio reforça a importância de reconstruir a história do Brasil, a partir da ótica de quem vive. “Assim como temos direito à cultura, assegurado na Constituição Federal, o povo brasileiro tem direito também à memória, em suas diferentes linguagens, a partir da ideia da participação social, com respeito à identidade, ao território e às memórias invisibilizadas”.

Certificação

Para participar do Prêmio Pontos de Memória 2023 – Edição Helena Quadros é necessário que os interessados façam sua certificação junto ao Ibram até o dia 20/7. Clique aqui para solicitar a certificação.

Quem foi Helena Quadros

O prêmio homenageia a educadora paranaense Helena do Socorro Alves Quadros, vítima da pandemia da Covid-19, em 2021.

A educadora atuou fortemente no setor educativo do Museu Paraense Emílio Goeldi e foi fundadora do Ponto de Memória da Terra Firme, em Belém (PA), um dos pioneiros do Brasil.

Detalhes

Acesse aqui todos os documentos (edital e anexos) referentes ao Prêmio Pontos de Memória 2023 – Edição Helena Quadros.