quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Menu

HOJE (25), É COMEMORADO O DIA DA BOSSA NOVA E ANIVERSÁRIO DO SAUDOSO MAESTRO TOM JOBIM

Neste dia 25 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional da Bossa Nova, um dos gêneros musicais mais influentes da música brasileira. Originada no final da década de 1950 e atingindo seu auge na década seguinte, a Bossa Nova é celebrada por sua fusão do samba tradicional e jazz que estava começando a repercutir na época.

A data é uma homenagem ao nascimento de Antônio Carlos Jobim, o compositor e pianista brasileiro, mais conhecido com Tom Jobim. O musico era frequentemente chamado de “o maestro da Bossa Nova” e desempenhou um papel importante para o desenvolvimento e popularização do gênero musical.

A Bossa Nova além de um estilo musical, também é uma expressão cultural que transcende fronteiras. Suas melodias suaves e ritmos refinados conquistaram ouvintes ao redor do mundo, influenciando artistas internacionais e redefinindo a música popular brasileira. Clássicos como “Garota de Ipanema” e “Chega de Saudade” tonaram-se hinos atemporais, imortalizando a Bossa Nova para a riqueza musical.

Além de Jobim, outros nomes conhecidos fizeram parte do fortalecimento do gênero musical, incluindo João Gilberto e Vinícius de Moraes. Juntos, esses artistas moldaram um movimento que celebra a simplicidade, redefinindo a música brasileira.

A data foi sancionada pela lei nº 11.926, de 17 de abril de 2009, e foi escolhida por ser o aniversário do maestro Tom Jobim (1927-1994)

Tom Jobim – Chega de saudade (Ao Vivo em Montreal)