Menu

Cotia celebra o Dia Nacional da Biblioteca destacando espaços de leitura, cultura e transformação

Neste 9 de abril, Dia Nacional da Biblioteca, Cotia celebra a importância desses espaços que vão muito além do empréstimo de livros. As bibliotecas públicas do município são verdadeiros centros de conhecimento, convivência e transformação social.

Presentes na vida da comunidade, elas promovem o acesso à leitura e à cultura por meio de atividades diversas, como contações de histórias, rodas de leitura, oficinas, saraus e debates. Tudo isso com acolhimento, afeto e um compromisso constante com a formação cidadã e o fortalecimento da cultura local.

Atualmente, o município conta com duas bibliotecas públicas ativas:

Biblioteca Municipal Batista Cepelos

Inaugurada em 6 de janeiro de 1982, a Biblioteca Batista Cepelos é um dos mais tradicionais equipamentos culturais da cidade. Com um ambiente acolhedor, oferece acesso à internet, espaço para estudos e uma agenda repleta de atividades como exibições de filmes do projeto Ponto MIS, cursos, oficinas e encontros literários.

O espaço homenageia o poeta Manoel Batista Cepelos, um dos grandes nomes da literatura cotiana, cuja obra retrata a memória e os afetos da cidade.

Biblioteca Municipal Carlos Drummond de Andrade

Inaugurada em 19 de fevereiro de 1993, a biblioteca de Caucaia do Alto tem um acervo de mais de 25 mil livros, mesmo ocupando uma área compacta de 83 m². Referência cultural na região, o espaço desenvolve ações voltadas para a valorização da memória e da leitura.

Neste ano, em celebração ao seu 32º aniversário, a biblioteca realizou a exposição “Memórias que Contam a História” e promoveu uma roda de conversa com a psicoterapeuta Olene Vilela, reforçando seu papel como espaço de escuta, aprendizado e troca de saberes.

Essas bibliotecas são territórios vivos de cultura, imaginação e resistência, e seguem firmes como parte essencial do compromisso de Cotia com o acesso democrático ao conhecimento.

Neste dia especial, a Prefeitura de Cotia e a Secretaria de Cultura e Lazer reafirmam seu empenho em manter as bibliotecas como espaços pulsantes, prontos para acolher leitores e leitoras de todas as idades.