A Fundação Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), anunciou hoje o lançamento do “Prêmio Conceição Evaristo de Literatura Afrofuturista”. O concurso tem como objetivo selecionar três obras literárias inéditas que abordem o gênero afrofuturismo, promovendo novos talentos e valorizando a carreira de escritores já consagrados na temática da cultura negra.
O concurso está aberto a todos os interessados, sejam escritores iniciantes ou já estabelecidos na área. Os candidatos devem encaminhar um formulário digital de inscrição, além de anexar a documentação exigida e a obra inédita em formato PDF. É importante ressaltar que a obra deve ter, no mínimo, 29 páginas. Os três autores selecionados serão agraciados com prêmios individuais no valor de R$ 30 mil cada. As inscrições estarão abertas até o dia 25 de setembro de 2023.
O candidato pode escrever em qualquer gênero, técnica ou estilo literário, desde que “contenham características fundamentais das narrativas afro futuristas como tema principal ou em elementos que remetam a essa estética”.
Conforme o Edital 04/2023, o conceito de afrofuturismo é “um movimento cultural, artístico e filosófico que combina elementos da cultura africana e da diáspora africana com a ficção científica, a fantasia e a tecnologia.
Homenageada
A escritora Conceição Evaristo, que empresta seu nome a esse importante prêmio, é uma inspiração para muitos escritores e artistas do país. Com uma carreira consolidada, ela é autora de diversos romances, poemas e contos. Em 2015, Evaristo foi agraciada com o prestigiado Prêmio Jabuti, na categoria contos e crônicas, que ressalta sua contribuição significativa para a literatura brasileira.
Imagem por: https://www.gov.br/cultura/pt-br