A HISTÓRIA DO BLOCO RITALEENA E SUA LIGAÇÃO COM COTIA

Desde 2015, o Bloco Ritaleena vem marcando presença nas ruas de São Paulo, em uma celebração única à artista paulistana, Rita Lee. Fundado por Alessandra Camarinha e Yumi Sakate, o bloco se propõe a homenagear não apenas a obra musical de Rita, mas também seus ideais de feminilidade, irreverência e quebra de paradigmas.

Composto majoritariamente por mulheres, o Ritaleena arrasta multidões de fãs pela cidade, entoando os sucessos de Rita Lee em forma de marchinhas carnavalescas. Hits como “Mania de Você”, “Baila Comigo” e “Ovelha Negra” ganham novas roupagens, misturando-se a ritmos tradicionais e modernos como frevo, samba reggae e funk carioca.

O falecimento de Rita Lee em 2023 não diminuiu o ímpeto do Bloco Ritaleena, que continua sua jornada de celebração à vida e obra da artista. Aliás, Rita não apenas reconheceu o grupo, citando-o em sua primeira autobiografia, mas também ofereceu total apoio à iniciativa desde o seu surgimento.

Além do sucesso nas ruas de São Paulo, o Bloco Ritaleena conta com a participação de jovens talentos da região de Cotia, incluindo Aimê e Vinícius Uehara, irmãos de uma família de artistas. Crescidos no ambiente musical do Guaçatom, grupo originado em 1994 durante atividades da ONG Criança Feliz em Caucaia do Alto, Cotia, os dois irmãos trazem consigo uma bagagem de experiência e comprometimento com a música. A mãe dos Uehara, Isa Uehara, mestra regente do Guaçatom há três décadas, ressalta o envolvimento precoce dos filhos com o grupo. Ambos acompanharam toda a saga do Guaçatom desde crianças, contribuindo gradativamente com seu crescimento e desenvolvimento artístico.

Outra integrante de destaque no Bloco Ritaleena é a musicista Caroline Oliveira, nascida e criada em Caucaia do Alto, Cotia. Desde os quatro anos, Carol já demonstrava talento e interesse pelos instrumentos musicais, inspirada pelos programas de televisão em preto e branco que assistia em sua casa. Autodidata, Caroline reproduzia as melodias no violão e, diante de seu talento evidente, seus pais decidiram investir em sua formação musical. Hoje, ela é parte integrante do sucesso do Bloco Ritaleena, levando a energia contagiante de Rita Lee para as ruas de São Paulo e mantendo vivo o legado da maior artista paulistana.

O Bloco Ritaleena não é apenas uma celebração musical, mas um tributo à força criativa e irreverente de Rita Lee, que continua a inspirar gerações e transcender fronteiras geográficas e culturais.