Menu

CONHEÇA O ‘MESTRE DAS GAITAS’, INSTRUMENTISTA DE COTIA PIONEIRO NO ENSINO DA HARMÔNICA NO BRASIL

Morador de Cotia há cerca de 30 anos, Humberto Clayber de Souza, ou apenas Clayber de Souza, é um músico, compositor e instrumentista, considerado um dos pioneiros no ensino da harmônica no Brasil.

Em 2023, o artista lançou o álbum intitulado ‘Clayber De Souza’ com 11 músicas, disponível em diversas plataformas streaming como Deezer, Spotify, Amazon Music e Apple Music. Conhecido no mundo todo como ‘Mestre das Gaitas’, Clayber foi eleito um dos dez melhores harmonistas do mundo pela fábrica de gaitas alemã Hohner; diplomado como melhor gaitista do Brasil pela fábrica de instrumentos Hering e diplomado pelo Instituto Cultural da Fraternidade Universal ocasião em que recebeu o título de “Comendador Grã-Cruz”. O artista também é reconhecido internacionalmente como professor de Gaita de Boca por seu método didático diplomado pela Academia Brasileira de Arte e Cultura.

Com mais de 62 discos e CD’s gravados pelo mundo e a autoria de mais de 2 mil jingles publicitários. Clayber já dividiu palco com Oscar Peterson, Billy Eckstein, Flora Purin, Hermeto Paschoal, Airto Moreira, César Camargo Mariano e integrou grupos como: Sambabossa-5 e os trios: Sambalanço, Sambrasa e Jongo.

Nestes últimos anos fez parte do espetáculo ‘Revolução Constitucionalista de 1932 – Os sons da Guerra’, o Show do Jingle, um retrospectivo da estória da propaganda Brasileira, e o seu próprio espetáculo “Clayber de Souza – Gaitas in Concert e Trio”.

Em junho de 2013, gravou o programa Instrumental Sesc Brasil com o seu show “Gaitas In Concert” e o Documentário, Passagem de Som, ambos para o canal do Sesc TV.

Em dezembro de 2020, com a pandemia da Covid-19, o músico participou do Mini-Doc “O Samba-Jazz e Suas Histórias” para o Sesc Catanduva, juntamente com ícones do movimento como: Hector Costita, João Parahyba e João Carlos Coutinho.

Em junho de 2021, em plena pandemia, Clayber participou do documentário “Clayber de Souza e Suas Gaitas”, pela Lei Aldir Blanc da Secretaria de Cultura de Cotia.