Menu

CONHEÇA A HISTÓRIA DA CAPOEIRA COM O PROJETO “O BERIMBAU CHAMOU A CULTURA AFRO-BRASILEIRA”

No sábado (16/03), a partir das 18h, tem palestra sobre a história da capoeira, uma realização do projeto “O Berimbau Chamou a Cultura Afro-brasileira”. Mais uma iniciativa contemplada pelo Edital de Premiação Benedito Soares – 02/2023, módulo VI, lançado pela Secretaria de Cultura e Lazer, com recursos federais da Lei Paulo Gustavo. O projeto consistirá em uma série de palestras, aulas, oficinas e apresentações culturais, possibilitando o contato da população com a cultura afro-brasileira através da capoeira, maculelê, coco, jongo, samba de roda e apresentação teatral sobre a história da escravidão no Brasil.

A palestra contará a trajetória da capoeira, desde as grandes navegações, a colonização do Brasil, até se tornar um esporte nacional, reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade. Após a palestra, os participantes e alunos da Capoeira Marana vão seguir um percurso do Centro Cultural de Caucaia do Alto até a Praça dos Romeiros para uma roda de capoeira.

O projeto “O Berimbau Chamou a Cultura Afro-brasileira” é realizado por Márcio de Sousa Santana, conhecido na capoeira como mestrando “Doril”, sendo educador e oficineiro em organizações sociais, escolas infantis e casa de cultura. Mestrando Doril, tem 35 anos de Capoeira e é fundador do centro educacional e cultural de Capoeira Marana.

As aulas de Capoeira e Maculelê são de segunda e quarta-feira, às 20:00, na Rua Alpestre, 61, Monte Verde Cotia.

Sobre o Palestrante:

Lennon Silva é professor da rede pública estadual de São Paulo, com licenciatura em História, Geografia e ED. Física. Graduado em capoeira, Lennon, atua a 20 anos na rede pública de ensino.